sábado, 21 de maio de 2011

Planejamento Festa infantil

Começando os preparativos                     
 

 Antes de tudo, cada fase é diferente, estamos começando aqui com o primeiro aninho. Essa é uma idade em que não é preciso muito exagero para temas, mas vai da cabeça de qualquer uma fazer algo que lhe agrada. Muitos pais preferem usar temas neutros nesta comemoração ou fazem algo mais intimista em casa, mas que não deixa de ser uma deliciosa comemoração, ou fazem em um salão com Buffet e pacotes completos. Independentemente do tipo da sua comemoração vamos iniciar o Check list geral.

1º Anotação: Se você é mamãe caprichosa e detalhista como eu, compre um caderninho somente para registrar interesses da festinha.

2º Verifique o seu orçamento, estipule um valor adequado ao tipo de comemoração, se for fazer em Buffet com pacote completo verifique cada detalhe e veja o que você mesma pode confeccionar, sem contar que é uma delicia preparar algo. Se não, se a festa for realizada em chácara, na sua própria residência, tenha pessoas como braço direito, pois você não conseguira fazer tudo sem uma ajudinha extra, e prepare tudo com antecedência, á partir de 8 meses.
3º Faça a lista de convidados, e no primeiro aninho é legal convidar pessoas próximas e que fizeram parte de algum momento e não deixaram de acompanhar de alguma forma do desenvolvimento do seu filho, isso eu acho essencial.
*Festas realizada em fim de semana, é 100% de chance de todos comparecerem*

4º Defina data, hora para começar, para terminar

Escolha o local da festa, Se você deseja fazer a festa num buffet infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e veja tudo o que ele tem a oferecer pensando na idade das crianças convidadas. Não se impressione pelo que existe no local, pois as vezes seu filho ou os amiguinhos dele não curtem tudo o que se oferece em função da idade.
Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso.
Se você pretende fazer a festa em casa, além de verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do prédio, você deverá ter muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa gratificante para quem organizou. As vantagens da festa em casa são a de tornar o evento exatamente do seu gosto, caso você não pretenda oferecer uma super estrutura o custo será menor, o horário da festa é mais flexível, mas gerará muito mais trabalho de quem organiza.

6º Escolha o tema da festa
O tema deve estar relacionado com a idade do aniversariante. Além disso é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível pois as vezes trata-se de um tema novo que ainda não oferece opções no mercado.
(Em um outro post farei das novas tendências para festa infantil)
Escolhido o tema, comece a pesquisa pelos convites.

7º Alimentação
Conforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa.
Se você optar por um buffet infantil, você deverá apenas definir o cardápio não se preocupando com as quantidades.
O bolo e os docinhos são componentes de destaque da festa. Além de gostosos, devem ser bonitos e/ou criativos. Existem muitas pessoas que fazem docinhos modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até foto relacionado ao tema. 
Se você optar por fazer em casa, terá que calcular para prever a quantidade

Diversão na Festa
O tipo de diversão está diretamente relacionado com a idade dos convidados.
Para a contratação de teatrinho, mágicos, palhaços e/ou equipe de recreação que farão jogos e brincadeiras, deve haver uma preocupação com a idade do aniversariante e com a média das idades dos convidados.
Se você optar por uma atração, verifique a possibilidade de relacionar a atração ao tema da festa. No caso de equipe de recreação, também é possível planejar brincadeiras relacionadas a estória do tema da festa.

Planejamento do roteiro da festa
A festa dura em média 4 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado. A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos ( pula pula, piscina de bolinhas, cama elástica, etc). A próxima etapa seria a da apresentação do teatrinho ou qualquer outra atração contratada. Em seguida vem a etapa dos Parabéns. Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e ai não pode faltar a entrega da lembrancinha e também do agradecimento pela presença.

Resumão: Do que você não pode esquecer!
Tenha anotado as providências abaixo selecionadas
Esses itens ajudará a mamãe que for realizar a festa em casa, ou cuidara dos itens pessoalmente.
Check List
-Escolha quem irá ajudar a organizar a festa com você
-Data da festa:
-Horário
-Local
-Numero de convidados
-Tema ou tipo da festa
-Tipo de alimentação (salgados-lanche-refeição)
-convites
-Decoração do ambiente- mesa dos convidados – Cenário da mesa principal a do bolo.
-Bolo maquete
-Bolo de copa
-Docinhos modelados para a mesa
-Guloseimas personalizadas para a mesa principal
-Mesa de guloseimas extra
-Lembrancinhas para as crianças
-Painel de balões
-Atrações da festa – Musica – Dj – Musica ambiente
-Aluguel de brinquedos
-Foto / filmagem
-Roupa do aniversariante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigas deixem seus comentarios e opiniões. Para que possamos compartilhar experiências.